Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Vídeo-aula: 14

Dimensões da Educação em Direitos Humanos

Prof.ª Ana Maria Klein

Fonte: culturadocontrole.blogspot.com

A sigla EDH presente no texto refere-se à Educação em Direitos Humanos.

Marcos da Educação em Direitos Humanos

·         Década das nações Unidas para a educação em Matéria de Direitos Humanos (1995-2005). PMEDH fase 1 – Educação Básica
·         No Brasil, o Plano Nacional da Educação em Direitos Humanos (PNEDH), elaborado em 2003 e revisto em 2006, afirma o compromisso nacional sob a forma de políticas públicas com a EDH.
·         O Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3 tem um eixo dedicado à educação e cultura em direitos humanos.
·         O Conselho Nacional da Educação elabora as Diretrizes Nacionais de EDH com caracteres mandatórios e previstos para 2012.
Dimensões da EDH
·         Conhecimentos historicamente construídos sobre DH e a sua relação com o contexto internacional, nacional e local.
·         Valores, atitudes e práticas sociais que expressam a cultura dos direitos humanos.
·         Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando imagens e materiais didáticos contextualizados.
·         Fortalecimento de praticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações.
Não existe os Direitos Humanos sem democracia.
Conhecimentos
Que conhecimentos a escola deve trabalhar a cerca dos Direitos Humanos.
Esses conhecimentos foram construídos historicamente e tem relação com diversos contextos, sendo assim, deve-se trabalhar não só a história dos direitos Humanos na humanidade, bem como, a história dos Direitos Humanos no nosso país. E deve-se relacionar isso com a realidade dos estudantes, como são os Direitos Humanos na comunidade em que esses estudantes vivem.
·         Conceitos: o que são direitos humanos, debates e diferentes pontos de vista em torno do tema, polêmicas e desafios relacionados aos Direitos Humanos.
·         História: Origem, evolução e fatos significativos para o reconhecimento e a vigência (ou violação) dos Direitos Humanos. A relação entre democracia e Direitos Humanos.
·         Normas: instrumentos de direitos humanos, documentos internacionais e regionais de diferente natureza e efeito jurídico; legislação nacional, etc.
·         Instituições: instâncias de proteção de direitos (nacionais, regionais e universais) e sua estrutura, função, procedimentos, etc.
Valores
Os valores orientam as ações dos seres humanos, é preciso valorar alguma coisa para que aquilo seja um orientador.
 Formar em valores capazes de guiar atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos. Valores presentes nos instrumentos de EDH são:
·         Dignidade Humana
·         Liberdade e responsabilidade
·         Igualdade e não discriminação
·         Justiça e equidade
·         Solidariedade e cooperação
·         Participação
·         Pluralismo
·         Diversidade
·         Inclusão
Metodologias e participação
Metodologias participativas e construção coletiva do conhecimento, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados.
·         Centralidade da aprendizagem (desenvolvimento integral do ser humano,inserção social, desenvolvimento ético-moral).
·         Protagonismo discente (estudante como centro do processo).
·         Pesquisas demonstram que aprendizagem é mais efetiva quando os/as estudantes participam ativamente do processo.
·         Aprendizagem é mais efetiva mediante a contextualização das novas informações, trata-se de saber usar o conhecimento adquirido dentro de um contexto real.
·         Participação discente direta e por representação: assembleias escolares, debates, escolhas de tema de trabalho, projetos investigativos, fóruns, conselhos escolares.
Práticas
Não basta conhecer ou acreditar, precisa efetivar na prática a Educação em Direitos Humanos. As práticas dependem de um pensamento critico, de olhar, de problematizar, criticar e saber se posicionar.
Práticas individuais e sociais orientadas a promoção, a proteção, a defesa e a reparação dos direitos humanos.
·         Pensamento crítico – conhecimento para a compreensão e transformação da realidade – investigar novas formas de compreender e atuar no mundo.
·         Cidadania participativa – participação social informada, responsável, critica, ativa e em colaboração com outros, cuja finalidade são projetos que transcendem o auto-interesse. Exemplo: Projetos sociais, investigar as áreas de lazer no entorno da escola, etc.
·         Meios: projetos investigativos, projetos sociais, ações voltadas à comunidade.
Não basta ser informado sobre determinados direitos, tem que se construir valores.
Preciso conhecer para saber que existe, preciso valorar, preciso achar importante, preciso querer para a minha vida, preciso agir, porque se não consigo mudar uma determinada situação; a educação em Direitos Humanos é justamente isso, para que se consiga uma cultura de Direitos Humanos.


                                                                                                      Fonte: eefmcatao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário